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segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Campanha "Outubro Rosa"
Em sua segunda edição na Assembleia Legislativa de Goiás, a Campanha Outubro Rosa tem o objetivo de alertar a população para o combate ao câncer de mama. A ação é uma realização da Seção de Serviço Social, por meio da Diretoria Geral da Casa, Diretoria de Recursos Humanos e Divisão de Saúde. O câncer de mama é uma doença que mata milhares de mulheres anualmente em todo o mundo. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) informa que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras. As células do seio sofrem um desenvolvimento anormal, que pode resultar em um tumor maligno. A recomendação do Inca é de que toda mulher com 40 anos ou mais procure um ambulatório ou posto de saúde para realizar o exame clínico. A periodicidade é anual. Já mulheres com idade entre 50 e 69 anos devem se submeter a uma mamografia a cada dois anos. Por isso, a Assembleia Legislativa adere à causa e realiza na quarta-feira 17, a abertura da campanha Outubro Rosa, que visa alertar para o combate a essa doença. Serão distribuídos na entrada da Assembleia, assim como em gabinetes e seções, panfletos explicativos e laços rosa que simbolizam, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. O alerta para que a população goiana venha aderir à campanha será feito também através de um mural explicativo e da iluminação do prédio do Legislativo estadual, que já recebeu luzes rosa. A chefe da Seção de Serviço Social, Neide Castro, informou que a Assembleia Legislativa, por meio do Programa Saúde Legal, aderiu ao movimento Outubro Rosa, buscando chamar a atenção da sociedade para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Também na quarta-feira, 17, o médico ginecologista Célio Natal Santos participará de entrevista na TV Assembleia, para detalhar o assunto.Campanha O movimento é mundial e tem o objetivo de dar visibilidade ao tema e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, bem como sensibilizar o Poder Público sobre a importância de se dar atenção adequada à doença. O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002. A marca principal é a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em vários países, locais famosos recebem a cor da campanha, como a Torre de Pisa, na Itália; a Opera House, na Austrália; e o Arco do Triunfo, na França. No Brasil, monumentos de várias cidades já ficaram rosados em nome da causa.
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